Como ver o local da prova do ENEM? Confira passo a passo!

Como ver o local da prova do ENEM? Como posso descobrir a localização onde irei realizar a prova do ENEM? Consigo alterar a localização da instituição de ensino onde será aplicada a minha prova? O que acontece se eu aparecer no local errado em cima da hora? Quando abrem as inscrições para a próxima prova do ENEM?

A prova do ENEM é de longe a mais importante em nosso país para quem acabou de sair do Ensino Médio. Além disso, ela pode ser realizada também por quem saiu faz tempo do Ensino Médio e ainda não entrou no Ensino Superior. É considerada uma das provas mais complicadas de todo o país.

Nos últimos anos a prova sofreu algumas alterações consideráveis, como por exemplo, ser realizada em dois dias diferentes, em um espaço de 1 semana entre uma e outra. No tempo do redator que vos escreve, a prova era realizada em apenas um dia, em um espaço de 5h30, 180 questões e redação.

No conteúdo de hoje, vamos abordar um assunto interessante sobre o ENEM e que muitas pessoas possuem dúvida: o local de prova. Portanto, caso tenha se inscrito para a prova deste ano e deseja saber como ver o local da prova do ENEM, acompanhe-nos até o final do conteúdo e saiba mais, vamos lá!

Como ver o local da prova do ENEM?

Antes mesmo de continuarmos nosso conteúdo onde trazemos maiores informações sobre o ENEM, vamos direto ao assunto, onde explicamos como ver o local da prova do ENEM. É um processo relativamente simples, que detalhamos abaixo em formato de lista. Leia e repita o processo em sua casa:

  • O primeiro passo é acessar a Página do Participante;
  • Em seguida, realizar o login na página por meio de suas credenciais da conta no Gov.Br;
  • Seguindo com os procedimento, clique na opção denominada como “Aplicação”;
  • Agora, basta clicar em “Local de Prova”;
  • E pronto, um personagem totalmente interativo aparecerá na página da Web lhe informando onde você deve fazer sua prova por meio de localização no mapa.

Dúvidas frequentes sobre a prova do ENEM

Agora que você já sabe como ver o local da prova do ENEM, vamos citar algumas das principais dúvidas relacionadas ao evento. Dessa forma, caso você seja um inscrito, é interessante que leia até o final, pois muitas dessas dúvidas frequentes podem também ser suas. Leia:

Até que data posso me inscrever no ENEM?

Continuando a responder dúvidas sobre a prova do ENEM, vamos então falar sobre as datas de inscrição. Caso não tenha se inscrito, lamentamos em dizer que não conseguirá mais realizar o seu cadastro para conseguir fazer a prova no final do ano, afinal, o último dia para a inscrição era 21/05, até às 23h59min.

Portanto, a quem não se inscreveu, resta aguardar pela prova que será realizada ano que vem. Vale ressaltar que está sendo estudada a ideia de realizar ao menos duas provas do ENEM por ano, assim, há mais chances de quem não se inscreveu a tempo conseguir, além de dissipar o número de participantes muito concentrados em uma só edição da prova.

Até que data posso pagar o boleto de inscrição?

Assim como a data para a inscrição, também há uma data limite para o pagamento do boleto. Caso você não se encaixe em nenhum tipo de isenção de pagamento da prova, então é obrigado a pagar pela taxa de inscrição, ou seja, um boleto bancário no valor de R$85,00. Porém, a data limite de pagamento também já passou, dia 27/05.

Quem não pagou o boleto, infelizmente não conseguirá mais. Quem pagou no dia 27, fique tranquilo, pois o boleto compensa alguns dias depois, mas é considerado válido por ter sido pago dentro da data limite. Não há maneiras de atualizar o boleto vencido do ENEM, restando apenas aguardar pela próxima edição da prova.

Qual a data da prova do ENEM?

Já sabemos como ver o local da prova do ENEM, a data limite de inscrição e de pagamento, portanto, resta-nos saber qual é a data exata da prova do ENEM. Como mencionado anteriormente, atualmente a prova não é mais realizada em apenas um dia como no passado, sendo dividida em dois dias, com 90 questões em cada dia.

Em suma, as provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de Novembro deste ano, ambas em um domingo, com espaço de 7 dias entre uma e outra. Vamos combinar que isso é muito bom, afinal, entre esses dias é possível se dedicar ainda mais para conseguir se sair bem no segundo dia de prova.

O que cai no primeiro dia de prova?

Como foi falado no tópico acima, a prova será dividida em 90 questões por dia, sendo o primeiro dia de aplicação 13 de Novembro, em um domingo. Neste dia, cairão questões relacionadas aos seguintes assuntos:

  • Ciências Humanas: 45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia
  • Linguagens e Códigos: 45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, além da redação.

O que cai no segundo dia de prova?

Passados 7 dias, chega então o segundo domingo de prova, no dia 20 de Novembro. Abaixo, assim como no tópico anterior, especificamos quais são os assuntos abordados pela prova, agora sem redação:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões;
  • Matemática e suas Tecnologias 45 questões.

O que posso levar para a prova do ENEM?

Bem, como sabemos, o ENEM é uma prova como um vestibular, e por isso possui as suas regras. Isso inclui até mesmo o que você pode levar para dentro da sala de aula, afinal, muitas pessoas tentam colar na prova todos os anos. Atualmente, é permitido que você leve uma garrafa de água transparente, caneta de tinta preta, fabricada em material transparente.

Além disso, como obrigatoriedade, você precisa levar um documento de identificação original e com foto, além de usar máscaras de proteção. E então, vai fazer o ENEM este ano? Conte a nós aqui nos comentários e até a próxima!